Seu navegador não suporta JavaScript!
Planejamento - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Você está aqui: Página Inicial Pasta de Notícias Departamento de Incorporação de Imóveis realiza oficina
IMÓVEIS FUNCIONAIS
 

Departamento de Incorporação de Imóveis realiza oficina

Brasília, 25/8/2010 - O Departamento de Incorporação de Imóveis (DII) da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), promoveu, entre os dias 16 e 20 de agosto, a 2ª Oficina de Capacitação para gestão da Carteira Imobiliária da extinta Rede Ferroviária Federal. O evento foi realizado em Brasília e dirigido pelo coordenador-geral de Regularização Patrimonial, Claudson Moreira Santos. 

O evento teve como objetivo geral, viabilizar a assunção plena da gestão da Carteira Imobiliária da extinta RFFSA pela União,  possibilitando a apropriação e aplicação da terminologia, conceitos e instrumentos relacionados ao objeto das recém publicadas Instruções Normativas 01 e 03/2010, referentes à gestão da carteira imobiliária e à transferência da posse de imóveis da extinta RFFSA, respectivamente.

A Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) foi extinta em 2007 pela Lei nº 11.483, de 31 de maio de do respectivo ano, resultando na transferência de   milhares de imóveis para a União. Em 2009, por força do Decreto nº 6.769, que alterou o Decreto nº 6.018, de 2007, passou também à responsabilidade da SPU a gestão dos bens imóveis alienados ou locados pela então RFFSA, que somam cerca de 25 mil unidades em todo o País, a grande maioria residencial, ocupado por população de baixa renda.

O evento associou palestras, dinâmicas e atividades lúdicas com o intuito de estimular a apropriação do complexo e emaranhado conjunto de situações e procedimentos de regularização da carteira imobiliária, propiciando a reflexão sobre a visão e papel de cada um dos atores envolvidos no processo de regularização desses imóveis, em especial do próprio interessado. Segundo o servidor Hilton Ramalho Filho, da Superintendência do Paraná, “todos estão de parabéns por resgatar a alegria e o prazer de novamente vestirmos a camisa da SPU, porque  a maneira como estão sendo conduzidos os trabalhos ainda um pouco desconhecido por todos nós, é positiva”.  Hilton afirma ainda que, “mesmo existindo muitas dúvidas entre todos em relação a esses imóveis, acredito que a Diretoria de Incorporação poderá contar com a experiência e a dedicação dos colegas que participaram dessa oficina”.

A oficina teve a participação de servidores das áreas de regularização fundiária e habitação, de receitas e de incorporação de imóveis das Superintendências do Nordeste e Centro-Oeste, bem como convidados das Superintendências do Paraná e de São Paulo e dos Departamentos de Destinação Patrimonial e de Gestão de Receitas Patrimoniais do Órgão Central da SPU .

 

Matéria enviada por Victor Pereira Afonso, do Departamento de Incorporação de Imóveis (DII/OC)

Ações do documento
Gestão em rede

Este portal é construído  e gerenciado coletiva e descentralizadamente por meio da gestão em rede, na qual a concepção e alimentação dos conteúdos são executadas autonoma  e independentemente, segundo alguns princípios que garantem uma linguagem comum e objetivos alinhados. Um servidor de cada unidade (vinte e sete superintendências nos estados e diretorias do órgão central), denominados “Monitores de Comunicação”, criam, alimentam e fazem a manutenção de cada página de maneira descentralizada, respeitando a necessidade, realidade e cultura de cada região, estado e público que se relaciona com a questão patrimonial da União.
       
Essa é uma inovação na maneira da administração publica se comunicar com você, cidadão.
       
Para sugerir melhorias, opinar, denunciar alguma ocupação irregular em um bem da União, ou qualquer outro assunto de interesse do patrimônio da União, utilize nosso “Fale Conosco”.

 
Solução SERPRO Software Livre Zope Plone Acessibilidade SERPRO