Seu navegador não suporta JavaScript!
Planejamento - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Você está aqui: Página Inicial Superintendências Regionais SPU-MG

Quem Somos

Apresentação da SPU-MG e descrição de sua atuação e atribuições

  • Bandeira de Minas GeraisA Superintendência do Patrimônio da União no estado de Minas Gerais (SPU-MG) é uma unidade integrante da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que, por sua vez, faz parte da estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

É, portanto, um órgão regionalizado, com autonomia para implementar ações para o enfrentamento de desafios locais e regionais, no âmbito do estado de Minas Gerais.

Neste contexto, marcado pela busca da harmonia entre os interesses nacionais, os projetos de comunidades locais, e também pelo amplo reconhecimento de direitos sociais e ambientais, que encontra legitimidade a atuação da SPU-MG. Essas orientações primordiais estão ancoradas no texto constitucional de 1988, nas quais tem inspiração, no mesmo nível de magnitude, um amplo conjunto de ações para a administração do imenso acervo imobiliário nacional (art. 20, CF/88). 

Ações

No Plano Plurianual – PPA 2008-2011, a SPU promoveu o redesenho das suas principais ações, alinhando-as aos objetivos estratégicos e também ao esforço de modernização da gestão (por processos e resultados). A estratégia de implementação do Plano, em Minas Gerais, priorizou parcerias com prefeituras municipais, órgãos da administração pública, principalmente aqueles envolvidos com as questões de desenvolvimento local, reforma agrária, turismo e meio ambiente, e ainda com a sociedade civil organizada, objetivando a gestão compartilhada e a integração de ações de governo em atendimento às necessidades da sociedade.

Cidade história de Minas GeraisAssim, as ações da SPU-MG estão voltadas ao apoio dos projetos de inclusão sócio-territorial (regularização fundiária para baixa renda), de garantia de direitos fundamentais de populações tradicionais (reconhecimento de territórios quilombolas, garantia dos moradores das várzeas e pescadores), de inclusão social (imóveis destinados a produção habitacional e programas sociais), de preservação da biodiversidade e do meio ambiente (destinação para unidades de conservação), de apoio ao desenvolvimento local dos municípios e comunidades (imóveis destinados a atividades produtivas de forma onerosa ou gratuita), e de redução dos gastos públicos (imóveis para uso do serviço público federal), dando prioridade às atividades relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Nessa nova orientação da SPU, o exercício da gestão compartilhada do patrimônio de Minas Gerais tornou-se, portanto, absolutamente prioritário, o que inclui a consolidação das relações entre os diversos entes federativos e o estabelecimento de parcerias efetivas com os atores envolvidos no processo de administração do patrimônio da União, sem abrir mão do papel privilegiado de coordenação que a União desempenha nessas relações.

Clique nos links abaixo para maiores informações acerca das principais ações desenvolvidas pela SPU-MG:

Contato

Superintendência do Patrimônio da União no estado de Minas Gerais
Horário de atendimento ao público: das 8:00 às 18:00 horas

Av. Afonso Pena, nº 1.316 - 11º andar - Centro 
Belo Horizonte-MG - CEP 30.130-003
E-mail: spumg@planejamento.gov.br
Tel: 55 (31) 3218-6047/6050/6075 - Fax: 55 (31) 3218-6048 

Informações e Serviços

Para maiores informações sobre a SPU-MG, clique nos links abaixo:

Ações do documento

 

 

Gestão em rede

Este portal é construído  e gerenciado coletiva e descentralizadamente por meio da gestão em rede, na qual a concepção e alimentação dos conteúdos são executadas autonoma  e independentemente, segundo alguns princípios que garantem uma linguagem comum e objetivos alinhados. Um servidor de cada unidade (vinte e sete superintendências nos estados e diretorias do órgão central), denominados “Monitores de Comunicação”, criam, alimentam e fazem a manutenção de cada página de maneira descentralizada, respeitando a necessidade, realidade e cultura de cada região, estado e público que se relaciona com a questão patrimonial da União.
       
Essa é uma inovação na maneira da administração publica se comunicar com você, cidadão.
       
Para sugerir melhorias, opinar, denunciar alguma ocupação irregular em um bem da União, ou qualquer outro assunto de interesse do patrimônio da União, utilize nosso “Fale Conosco”.

 
Solução SERPRO Software Livre Zope Plone Acessibilidade SERPRO